O texto em questão enfoca a valorização do conhecimento e da aprendizagem, repensando os processos educacionais. Verifica-se que o profissional hoje precisa de muitos conhecimentos, sendo muito limitado admitir que essa diversidade de saber fosse adquirida somente na escola.A aprendizagem se dá ao longo da vida, dentre muitos ambientes e a escola é apenas um deles e precisa começar a trabalhar de modo a capacitar o aluno para gerar conhecimentos e não só consumir. A criança antes de entrar na escola é motivada ao aprendizado e assume uma atitude ativa de busca de informação. Durante a educação escolar ela gradativamente vai perdendo essa postura de caçador ativo, visto que são ensinados a serem receptores passivos, com professores transmitindo a informação “já mastigada”. Após a graduação essas pessoas podem usar a predisposição a receptor passivo ou caçador ativo em sua profissão, essa troca de predisposição exige flexibilidade, e de certa forma determina a capacidade de resolver problemas e adaptar sua performance de acordo com o contexto que está inserido.A postura de caçador ativo e de estar aprendendo em situação que nem se tem a consciência dessa realização pode se dar a qualquer momento, fazendo compras, , brincando ou trabalhando. A aprendizagem que se dá nesse momento é determinada pelo aprendiz, não é prescrita, tampouco ministrada por outrem. Mas algumas pessoas não estão acostumadas a acreditar que aprendam assim e vinculam o aprendizado a aulas formais, avaliação e certificados, fruto da cultura de nossa sociedade e da maneira como a escola desenvolve o processo de aquisição de conhecimento..Na verdade o produtivo seria que as pessoas soubessem alternar a postura de caçador ativo e receptor passivo, usando de forma complementar e não antagônica, desenvolvendo a aprendizagem continuada ao longo de toda sua vida. As duas modalidades são necessárias para que o sujeito possa ser aprendiz.A escola deveria funcionar desenvolvendo a predisposição de caçador ativo e auxiliar o aprendiz a potencializar a predisposição de aprendizagem continuada. Essa predisposição é um aprimoramento do caçador ativo, que querendo aprender vai conseguir, não importa, quando, nem onde, mas vai. Cita-se três fatores como necessários ao aprendizado: a predisposição do indivíduo de aprendizagem, que a informação esteja organizada e que existam pessoas que possam auxiliar o aprendiz no processo de aprender.O fato é que os indivíduos detêm diferentes maneiras de aprender, mas que a sociedade não se preparou pra isso, deveriam existir vários ambientes de aprendizagem para atender a necessidade de cada um, mas, por enquanto, só sabe-se da escola. Isso tem causado um descompasso entre a vida das pessoas e as habilidades hoje exigidas, é pedido um aprimoramento constante, mas não se ensina essa aprendizagem continuada.A escola ainda é vista como uma instituição muito importante para o aprendizado, no entanto continua se portando como castradora, formando ainda muitos receptores passivos. As organizações e a sociedade já caminham para uma preocupação de mudança nesse aspecto, porém, infelizmente, a instituição precursora de nossos conhecimentos continua a desenvolver métodos arcaicos que formam pessoas pouco capazes de aprender a aprender.
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